17 setembro 2006

Bibliografia Inicial
A leitura incial foi focada apenas em Portinari, vida e obra. Por isso, consta abaixo apenas livros relacionados ao artista, para que eu pudesse me interar a respeito de suas origens e seu talento.
Portinari, o menino de Brodósqui: retratos de minha infância. Rio de Janeiro: Livroarte - 1979 - 2ª Edição - Textos de Candido Portinari
Este livro é uma nova edição da original, publicada em 1979. Foi o primeiro fruto do projeto Portinari, guiado por seu filho, João Candido Portinari. Sua publicação teve o apoio de O Boticário, que possibilitou a tiragem de 40 mil exemplares. O livro contém textos de Portinari narrando sua vida de infância e traz trechos de suas cartas, de quando estava estudando fora do país. Contém também fotos pessoais com seu filho João Candido, com sua neta Denise e claro, fotos das suas obras.
CORRÊA, A. Brodowski: minha terra e minha gente. São Paulo: Pannartz, 1986
Nesse livro, Aroivaldo Corrêa busca as origens da história de Brodowski no século XVIII, desde antes da povoação com a criação de uma estação de trem em terras doadas pelo cel. Lúcio Fagundes, que veio a se tornar o primeiro morador. E foi essa estação de trem, cujo engenheiro foi o Polonês Alexandre Brodowski, que povoou essas terras. O autor conta a política, a religião e aspectos culturais da cidade, além de citar aspectos físicos e geográficos. Esse livro fala também sobre Brodowski durante a II Guerra, a ida dos circos à pequena cidade, o ciclo do café, o futebol da cidade, as fazendas, a pecuária, a indústria, enfim, todos os aspectos importantes da época, e que Portinari representou em suas Obras.
FABBRI, A. P. Contando a História de Portinari. São Paulo: Noovha América, 2004
O livro foi escrito por Angelica Fabbri, moradora de Brodowski que sempre viveu ao lado da casa do pintor e conviveu com seus familiares. Formou-se em museóloga e dirige há mais de 20 anos, o Museu Casa de Portinari. No livro, ela conta com uma linguagem simples, toda a história de Portinari(pintor e poeta), desde sua infância, até a sua morte. Contém imagens de suas obras, frases de amigos como Vinícios de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Jorge Amado. Ela fala sobre suas influências, seus temas pincipais, suas cores e seu talento.
CAMARGO, R. Portinari 90 ANOS. Rio de Janeiro: Salamandra Consultoria Editorial S.A., 1993
Nesse livro, Ralph Camargo fez uma coletânea de imagens das Obras de Portinari já expostas por ele, de 1977 até a exposição de aniversário de 90 anos de Poertinari, em 1993. Nesse, Ralph Camargo também expressa a sua admiração pelo pintor e a importâmcia da arte brasileira.
CAMARGO, R. 25 Anos sem Portinari. Rio de Janeiro: Ralph Camarco Consultoria de Arte Ltda., 1987
Esse livro tem o contéudo bem parecido com o livro citado acima, porém, esse foi lançado antes e contém muitas imagens de desenhos feitos a grafite e nanquim. Ele também descreve a importância da Arte brasileira e sobretuto a importância de Portinari para o Brasil. O mais interessante é que ao lado de cada desenho tem uma citação de grandes nomes, como, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Mário Quintana, Vinícios de Moraes e também citações bíblicas. A cada capítulo, onde se dá a separação de assuntos tratados em seus desenhos a uma citação do próprio pintor.

Além desses livros usei também como fontes de pesquisa os seguintes sites:

Site Oficial do Projeto Portinari:

Site Oficial Do Museu Casa de Portinari

1 Comments:

Blogger [fabrizio augusto poltronieri] said...

seus comentários sobre a bibliografia foram muito pertinentes! seu trabalho está muito bem organizado nesta primeira fase, o que representa um ótimo começo e preparação para o início da redação do texto da monografia. é isso mesmo! vamos em frente.

1:01 PM  

Postar um comentário

<< Home