17 setembro 2006

A caravana do Jornal Nacional esteve na cidade de Candido Portinari no início de agosto para saber o que os jovens esperam do futuro em relação a política, mas claro, não deixaram de falar sobre o pintor.
Após a passagem da caravana do JN por Brodowski, Pedro Bial escreveu sua opnião sobre a cidade no Blog da Caravana.Segue abaixo o seu comentário:
A Brodowski de Portinari
Durante esses lentos e pictóricos quilômetros através do nordeste paulista, a paisagem explica Portinari. Mentira, acabei de sair da Casa de Portinari, onde a encantadora museóloga Angélica Fabbri deu uma aula de paixão ao pintor. Visitar a casa de Cândido Portinari em Brodowski, mas pode dizer Brodósqui, deveria ser uma viagem tão concorrida entre brasileiros e gringos safos quanto a de franceses e estrangeiros em geral à casa de Monet, em Giverny. Nas “férias”, Candinho pintava a óleo diretamente sobre as paredes. É comovente, poderoso. Ali, naquela singeleza... Todos os rostos da família vestindo os santos da Capelinha da ‘Nonna’, o menino Jesus, uma sobrinha... Na cozinha, perfume de café recém moído. A paisagem explica Portinari, sim. Não importa se o café virou cana, se a colheita mecanizou-se; os poucos lavradores se vestem, se mexem, param e olham como figuras de Portinari. Por mais sofridas que sejam suas figuras, não me parecem tristes – o sofrimento delas pode nos entristecer, a tristeza é de quem mira a tela. Naqueles olhares, talvez resignação. Talvez raiva, uma ameaça ambígua, um pedido de socorro.O pincel de Cândido Portinari era movido à solidariedade.Sob a doce luz dessa tarde empacada pelo caminhão em frente, vou bater papo com meus companheiros, com licença.
Não deixem de visitar Brodósqui antes de viver.
Pedro Bial

2 Comments:

Anonymous dancer said...

me deparei com seu blog através do ''next blog'' do blogger e gostaria de elogiá-la pela idéia interessantíssima e rica.

4:55 PM  
Blogger [fabrizio augusto poltronieri] said...

o q vc achou deste texto do pedro bial?

1:07 PM  

Postar um comentário

<< Home